O Colégio Paulo Avelar tem como objetivo desenvolver processos educacionais de informação e formação para estimular o exercício da liderança e habilitar o educando a atuar na sociedade com senso crítico, iniciativa, criatividade, independência e responsabilidade social.
Desde a Educação Infantil, nosso Colégio desenvolve atividades que tornam os alunos em protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem, incentivando a curiosidade intelectual para que aprimorem suas capacidades de selecionar, analisar e sintetizar informações, de modo a construir conhecimentos consistentes.
Fundamentando nesse propósito, os cursos dão ênfase ao estudo aprofundado das principais matérias: Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia.
Com a intenção de facilitar a aquisição de conhecimentos, de exercitar a pesquisa, a habilidade de discriminar informações e fazer com que os alunos gradativamente conquistem sua autonomia intelectual, o Colégio utiliza variadas estratégias, tais como: discussão contínua sobre a eficácia dos processos pedagógicos adotados, participação de profissionais especializados em diferentes áreas da Educação e constante preocupação com a difusão cultural e emprego de modernos recursos, capacitando nossos alunos não só para uma vivência escolar atuante e produtiva, mas também ampliando o universo de conhecimentos de cada um e influenciando significativamente na constituição de um cidadão sintonizado com a sociedade atual.
Nosso propósito de formação integrada valoriza o desenvolvimento de potencialidades intelectuais e afetivas dos nossos discentes, incentiva à prática de atividades físicas, que contribuem para a construção de uma vida saudável e propícia convivência colaborativa e respeitosa entre a comunidade escolar.
Essas condições favorecem ao debate frequente sobre normas que regem o nosso cotidiano com a finalidade de que estas sejam incorporadas de maneira consciente. São iniciativas que têm o objetivo de garantir valores humanitários como o respeito, a tolerância às diferenças individuais e à diversidade étnica e religiosa, posturas que devem formar um cidadão adulto responsável pela transmissão desses princípios e consequentemente interessado em promover o bem-estar social.