Berçário e Educação Infantil

A Primeira fase da Infância a qual os alunos precisam aprender a se relacionar com o ambiente escolar, os professores e os colegas. Por isso, o Colégio Paulo Avelar disponibiliza uma série de atividades dinâmicas e lúdicas, que facilitam a adaptação e a interação entre as crianças. Dessa forma, o nosso Colégio estimula a construção coletiva do conhecimento, o que contribui para a aprendizagem e os desenvolvimentos artístico, cultural, emocional, intelectual, motor e social dos alunos. O Colégio Paulo Avelar também leva em consideração as vivências, a personalidade e a capacidade de aprendizado de cada criança, buscando valorizar as conquistas individuais, além de proporcionar um espaço para que elas possam sonhar, criar e realizar. a Educação Infantil, nossa escola busca despertar os alunos para o universo lúdico da aprendizagem, para que eles tenham uma trajetória de sucesso nos outros ciclos. Isso é possível graças à aplicação do ensino em espiral crescente – uma metodologia cuja eficácia é comprovada por diversos estudos neurocientíficos.

Educação Infantil - Turmas

BERÇÁRIO

As atividades desenvolvidas no Berçário privilegiam o momento de maior desenvolvimento. Aos nascer os bebês aprendem por meio dos mecanismos de repetição, imitação e exploração sensorial. Por meio do brincar as atividades pedagógicas são realizadas diariamente. Com o passar dos meses após sua chegada no berçário notamos grandes avanços em seu desenvolvimento. Sabemos que os bebês crescem fisicamente, praticando exercícios motores: desenvolvem o pensamento e o conhecimento na solução de problemas; verbalmente, adquirem comunicação receptiva e expressiva; psicologicamente, descobrem sua própria identidade; socialmente, aprendem a conviver com o outro. Diariamente professoras e auxiliares são capacitadas e orientadas a propiciar momentos significativos de aprendizagem.

Objetivos:

- Suprir as necessidades de alimentação, sono, estimulação e higiene do bebê.

- Propiciar um ambiente aconchegante, apropriado e gostoso para os bebês.

- Assegurar o estabelecimento de relações afetivas estáveis e de segurança.

Instalações

  • Sala de estimulação
  • Sala de banho / Trocador
  • Solário
  • Cantinho do sono
  • Lactário

Atividades curriculares

  • Atividades livres e de estimulação diária;
  • Psicomotricidade - são realizadas atividades de estimulação sensorial, visual, tátil, verbal e motora, incentivando o seu pleno desenvolvimento físico, emocional e social.

Musicalização: A música é um instrumento pedagógico que encanta, estimula e favorece o desenvolvimento de competências sensoriais, sociais e cognitivas dos bebês.

Avaliação Nossa avaliação é feita mensalmente através de observações, sondagens, registros escritos, relatórios e reuniões envolvendo toda a comunidade escolar. Ela tem como referência os objetivos estabelecidos e os estímulos oferecidos, verificando a compatibilidade com a sua fase de desenvolvimento e ao atendimento de suas necessidades. Reuniões individuais Quando necessário reuniões são agendadas com o objetivo de apresentar relatório de desenvolvimento do aluno e indicação de especialistas quando necessário.

Como sendo a primeira etapa da educação infantil, tendo como um de seus marcos iniciais a idade e o fato do aluno está com uma boa marcha, iniciamos essa trajetória. Marcada por um período de muitos aprendizados o aluno nessa faixa etária aprende a explorar os diferentes recursos do próprio corpo por meio de seus sentidos: olfato, tato, visão, audição e paladar. A partir de situações planejadas com o objetivo de despertar tais sentidos, ela explora o mundo a seu redor e potencializa suas possibilidades de aprendizagem. Aproveitando tanta energia professores garantem o aprendizado apresentando atividades e ministrando conteúdos de forma lúdica e divertida. Diariamente os alunos são levados a exercitar as suas capacidades e potencialidades emocionais, sociais, físicas, motoras, cognitivas e a fazer exploração, experimentação e descobertas

Com sabemos é na Educação Infantil que as crianças desenvolvem importantes funções que as auxiliarão ao longo do seu crescimento. Por isso, todas as atividades de caráter pedagógico são inseridas com muito cuidado e dedicação. Durante essa fase, as potencialidades humanas das crianças são plenamente desenvolvidas. Inserir atividades pedagógicas no dia a dia dos alunos proporciona condições favoráveis para o desenvolvimento socioafetivo, físico, cognitivo e linguístico, o que gera reflexos que os acompanharão por toda a vida. Brincadeiras que envolvem leitura e memorização de figuras, por exemplo, são realizadas e servem para estimular a inteligência, além de ampliar o conhecimento dos pequenos. Outro ponto importante são os momentos de descontração e interação proporcionados pela interação diária com outras crianças.

Sabemos que é nos primeiros anos de vida que a plasticidade cerebral é mais intensa, pois o cérebro ainda está se formando. Assim, os circuitos neuronais estão se moldando e se remodelando a todo momento, o que explica a facilidade incrível com que as crianças aprendem coisas novas.

Assim, as atividades pedagógicas e lúdicas ocupam um papel fundamental no desenvolvimento infantil pois são direcionadas mais especificamente para determinados processos. Nesta fase, o desenvolvimento é explorado através de brincadeiras que estimulam a coordenação motora. As atividades diversas, tanto em sala como no parque, conduzem os alunos a sedimentação do conhecimento.

As aulas de música, ministradas por um educador especializado, também são de grande importância neste momento. Habilidades motoras, controle de esfíncteres, verbalização de sentimentos e vontades, bem como as atividades em grupo, são prioritárias. A autonomia acontece não somente por comandos, mas também por ações voltadas para higiene pessoal supervisionada e cuidados com seus pertences.

Nesta fase, o objetivo é explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, visando sempre a ampliação do vocabulário ativo e da linguagem oral. Constantemente temos em sala de aula: contação de histórias, dramatização, brincadeiras, atividades com cálculos, situações problemas e autonomia, envolvendo os cuidados pessoais, respeitando sempre, as diferenças individuais de cada um.

Visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação motora, além de buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.

Nesta fase o desenvolvimento integral da criança é uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, e dão realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório de letramento).

Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Além de haver uma preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização) nesta etapa, é um momento no qual são desenvolvidos conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. O raciocínio lógico matemático é constantemente trabalhado com atividades lúdicas dentro e fora da sala.

Conheça nossa unidade

UNIDADE I

Berçário e Educação Infantil

UNIDADE II

Ensino Fundamental I e II